Mais uma resenha de dar água na boca, mas tem que ter estômago! (Pode conter spoilers) 🍿
“Estômago é um retrato cru sobre a fome de comida e a fome de poder. Raimundo Nonato (@joaomiguelleonelli) é um jovem nordestino que desembarca em São Paulo carregado de esperança e ingenuidade. “Contratado” - depois entenderão as aspas- como faxineiro em um bar, logo é promovido a cozinheiro.
Suas coxinhas fazem muito sucesso: lotam o bar e fazem Nonato tomar posse do seu talento de cozinheiro. O novo ofício dá um poder que, até então, Nonato nunca havia experimentado. Ganha reconhecimento, é contratado para cozinhar em um restaurante italiano, aluga um apartamento e conquista uma namorada - o famoso “chegar lá”.
Tem jogo de constrastes em todas as cozinhas em que Nonato transita: no bar “muquifento”, no restaurante italiano e na prisão. Todas são iguais nas suas contradições: cozinhas de delícias e de absurdos, tristes e cômicas. Tem sempre um ovo que quebra errado e louça na pia pra lavar. Um retrato tão Brasil. Sem final feliz, sem redenção.
Estômago está na minha lista de grandes filmes brasileiros. Minha cena favorita: quando Nonato negocia um punhado de alecrim por 12 maços de cigarro na cadeia. O alecrim é o símbolo de quem cozinha como quem faz poesia pra si mesmo.”
📽 : @globoplay, @netflix
Direção : @_marcosjorge
Elenco: @joaomiguelleonelli, @afabiula, @babusantana, @miklos & grandes nomes!
Produção: @zencranefilmes
Ano: 2007
🎞 Fome de Cinema — recomendações produzida para @foodse.com.br , com recomendações de filmes e séries que passeiam pela gastronomia. Powered by @serendipity__inc
🍽 Curadoria e resenha de Heli Oliveira, Diretora Criativa Serendipity Inc & Escritora.
Diretor Digital: Daniel Chiacos
Comments